quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O MENINO QUE ESCREVIA VERSOS - Mia Couto


"...Mas eis que começaram a aparecer, pelos recantos da casa, papéis rabiscados com versos. O filho confessou, sem pestanejo, autoria do feito.
    - São meus versos, sim.
    O pai logo sentenciaria: havia que tirar o miúdo da escola. Aquilo era coisa de estudos a mais...Pois o rapaz...se acabrunhava nas penumbras e, pior ainda, escrevia versos. O que se passava: mariquice intelectual? Ou carburador entupido, avarias dessas que a vida do homem se queda em ponto morto?
...O pai...exigiu: então que fosse examinado.
...O que urgia era pôr cobro àquela vergonha familiar.
        Olhos baixos, o médico escutou tudo...Com enfado, o clínico se dirigiu ao menino:
    - Dói-te alguma coisa?
    - Dói-me a vida, doutor.
         O médico estranhou o miúdo...
         A mãe, em desespero, pediu clemência. O doutor que desse ao menos uma vista de olhos pelo caderninho dos versos. A ver se ali catava o motivo de tão grave distúrbio. Contrafeito, o médico aceitou e guardou o manuscrito na gaveta. A mãe que viesse na próxima semana. E trouxesse o paciente.
    Na semana seguinte...o médico taciturneou: o miúdo não teria, por acaso, mais versos? O menino não entendeu.
    - Não continuas a escrever?
    - Isto que faço não é escrever, doutor. Estou, sim, a viver. Tenho este pedaço de vida - disse, apontando um novo caderninho - quase a meio.
     O médico chamou a mãe, à parte. Que aquilo era mais grave...carecia internamento urgente...Que ele mesmo assumiria as despesas. E que seria ali mesmo, na sua clínica...
    Hoje quem visita o consultório raramente encontra o médico...ele senta num recanto do quarto onde está internado o menino...Quem passa pode escutar a voz pausada...que vai lendo, verso a verso, o seu próprio coração. E o médico, abreviando silêncios:
  - Não pare, meu filho. Continue lendo..."


COUTO, Mia.  O fio das missangas. São Paulo. Cia.das Letras. 2011 
Trecho do conto  O menino que escrevia versos
A editora optou por manter a grafia do português de Moçambique, terra do escritor.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Estou estudando Literatura Africana em Língua Portuguesa. É muito interessante! Coloquei só trechos de um conto, mas vale a pena ler o livro todo. Quando conhecer outros autores, postarei aquilo que me agradar.
      Obrigado por ler meu blog. Abraços da amiga de Letras

      Excluir